Sulfeto de Hidrogênio

domingo, 1 de maio de 2011

Pela terceira vez seguida no laboratório de análise qualitativa uma das reações feitas liberou um gás muito fedorento, algo que eu nunca havia cheirado igual, lembra o cheiro de ovo podre só que pior, ou o cheiro de peido de uma pessoa que está muito ruim, só que pior, nao dá nem pra descrever, esse gás terrível é o famoso SULFETO DE HIDROGENIO (H2S) achei que seria interessante falar um pouco sobre esse gás pra você já ir se preparando caso um dia se depare com ele!

A reação que fiz que liberou esse gás (H2S) foi, Tioacetamida + Ácido + Aquecimento:



Essa reaçao foi feita para a idêntificação de quatro cátions: bismuto, cobre, cádmio e mercúrio. O Sulfeto de hidrogênio reage com a água de acordo com a seguinte reação:

O íon sulfeto formado, por sua vez reage com nossos cátions formando precipitados coloridos tornando suas identificações fáceis, no nosso caso os precipitados seriam:

Preto: HgS e CuS
Amarelo: CdS
Marrom: Bi2S3

O Sulfeto de hidroênio é um composto corrosivo, venenoso e gasoso no seu estado natural que consiste em dois átomos de hidrogênio e um de enxofre, mas se ele é tão perigoso você deve estar se perguntando se é seguro liberá-lo em tanta quantidade (porque éramos seis pessoas fazendo essa mesma reação no laboratório, imagina só o cheiro!) e ainda por cima em três aulas diferentes. A solução de tioacetamida é usada para precipitar os sulfetos ao invés de borbulhar o gás H2S diretamente na solução da amostra. Esse procedimento elimina, em parte, os odores desagradáveis e as características perigosas desse gás.

3 comentários:

Anônimo disse...

eu produzi esse gas no laboratorio, ainda bem nao foi possivel sentir esse cheiro!!!!!

Anônimo disse...

não foi possível sentir? Vixe, filho(a?) cê tá psicografando esse post, então?! O_O' . . . [: #devaneiosdamadrugada!

Danielle Nemo disse...

kkkkkkkkkk É difícil não perceber o cheiro, acho que seu experimento deu errado eim!!!

Postar um comentário

 
Química plus!! | by TNB ©2010