QUESTÕES RESOLVIDAS (CEFET) - Modelos Atômicos

sexta-feira, 24 de maio de 2013

QUESTÃO 25 (2013/01)

Em relação aos modelos atômicos, afirma-se que:

I. De acordo com Bohr, os espectros de luz dos elementos são descontínuos, porque os níveis de energia são quantizados.

II. Segundo Dalton, os átomos eram partículas indivisíveis, o que foi comprovado através da descoberta da radioatividade.

III. Na experiência de Rutherford, a maioria das partículas alfa atravessou a placa de ouro sem sofrer desvio, porque a carga positiva do núcleo repele essas partículas.

IV. No modelo de Thompson, alguns átomos podem tornar-se eletrizados por fricção ou transferência de elétrons, apesar de a matéria ser eletricamente neutra.

São corretas apenas as proposições

a) I e III.

b) I e IV.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV. 

RESPOSTA
I. CORRETA
II. INCORRETA. A radioatividade foi importante para o experimento conhecido como de Rutherford, que provou que os átomos não eram indivisíveis, eles são compostos de partículas menores, os prótons, elétrons e os neutrons. 
III. INCORRETA. No experimento a maioria das partículas alfa atravessou a placa de ouro, mas não foi por causa do núcleo de carga positiva, as partículas que se encontraram com o núcleo foram as poucas que desviaram ou voltaram, as que passaram pela placa sem sofrer desvio foi por causa dos espaços vazios presentes no átomo, como a maior parte do átomo é espaço vazio, então a maior parte das partículas passam direto.
IV. CORRETA. Era essa eletrização  que o modelo de Dalton não conseguia explicar.

Resposta Correta: B

 
QUESTÃO 31 (2013/01)
As investigações realizadas pelos cientistas ao longo da história introduziram a concepção do átomo como uma estrutura divisível, levando à proposição de diferentes modelos que descrevem a estrutura atômica.
O modelo que abordou essa ideia pela primeira vez foi o de
a) Bohr.
b) Dalton.
c) Thomson.
d) Rutherford. 

RESPOSTA
O principal ponto dessa questão é a estrutura DIVISÍVEL do átomo. Dalton, o primeiro cientista a propor um modelo para o átomo, acreditava nesse como uma esfera maciça e indivisível. A partir de seus experimentos  Thomson descobriu os elétrons, que seriam cargas negativas incrustadas em uma massa positiva do átomo. Esses elétrons, de acordo com Thomson, poderiam ser transferidos de um corpo para o outro, causando o efeito da eletrização. Desta forma, a partir do modelo de Thomson o átomo foi considerado divisível.

Resposta Correta: C

 
QUESTÃO 38 (2009/02)
As partículas alfa, íons bivalentes de hélio, foram fundamentais para a proposição do modelo atômico de

a) Thomson, devido à característica positiva das partículas presentes no núcleo.
b) Dalton, porque essas partículas constituem a menor porção indivisível da matéria.
c) Rutherford, visto que a maioria das partículas atravessou a placa sem sofrer desvios.
d) Bohr, ao demonstrar que os prótons presentes nos átomos têm energia quantizada e fixa.


RESPOSTA
O modelo atômico de Rutherford foi proposto para explicar o observado em um experimento que lançava partículas alfa em uma placa fina de ouro, o resultado desse experimento levou Rutherford a propor o seu modelo.
Resposta Correta: C

0 comentários:

Postar um comentário

 
Química plus!! | by TNB ©2010