QUESTÕES RESOLVIDAS (CEFET) - Estrutura Eletrônica da Matéria

sexta-feira, 24 de maio de 2013


QUESTÃO 39 (2009/02)
Considere as configurações eletrônicas das camadas de valência dos seguintes átomos:

X → 2s2p3
Y → 2s2p5
Sobre os elementos X e Y, é correto afirmar que

a) pertencem à mesma família.
b) possuem o mesmo raio atômico.
c) formam um composto iônico de fórmula X3Y.
d) originam uma molécula com geometria piramidal.


RESPOSTA
A primeira coisa que devemos fazer nesse tipo de questão é identificar os elementos em questão, no caso identificar que é X e quem é Y. Podemos ver a distribuição eletrônica da camada de valência na tabela periódica, como pode ser observado abaixo:

Seguindo pela tabela podemos identificar a posição de X e Y:
Essas posições de X e Y são dos elementos nitrogênio e flúor, respectivamente. Eles estão no mesmo período, família é a coluna. O raio atômico é parecido, mas não é o mesmo pois o raio diminui da esquerda para a direita em um mesmo período, na tabela. Por serem dois ametais não fazem ligação iônica e portanto não podem formar um composto iônico. Flúor e nitrogênio podem formar um composto covalente com três átomos de flúor e um nitrogênio e geometria piramidal.
Resposta Correta: D


QUESTÃO 37 (2013/01)
O ânion de um átomo desconhecido (X) apresenta distribuição eletrônica finalizada em 4s². Esse átomo é o

a) hélio.
b) sódio.
c) cálcio.
d) potássio.

RESPOSTA
Como na questão anterior devemos identificar qual é o átomo que possui a distribuição eletrônica na última camada 4s¹, pois o ânion X tem distribuição 4s², o sinal negativo indica que esse átomo ganhou um elétron. Analisando a tabela acima podemos ver que esse átomo é o Potássio, K.
Resposta Correta: D

QUESTÃO 40 (2013/01)
A indústria de alimentos apresenta grande interesse em substâncias classificadas como aromas, pois podem tornar seus produtos mais atrativos aos consumidores. Um dos grupos de pesquisa do CEFET-MG sintetiza e analisa esses aromas comerciais. Entre as análises realizadas está espectrometria de massas, capaz de identificar as substâncias por meio do emprego de feixes de alta energia, responsáveis pela retirada de um elétron de cada molécula de aroma.

Se um aroma hipotético é simbolizado pela letra A, então, após a análise de espectrometria de massas, sua representação será ,

a) A.
b) A+.
c) A2.
d) A.

RESPOSTA
De acordo com o texto introdutório, para realizar a espectrometria de massas um elétron é retirado de cada molécula de aroma, quando uma molecula perde um elétron ela adquire uma carga positiva, dessa maneira se a molécula é representada por A podemos representar  seu cátion como A+.
Resposta Correta: B

1 comentários:

Anônimo disse...

Queria algo mais complexo,a nível médio.

Postar um comentário

 
Química plus!! | by TNB ©2010