O Segredo da Ligação Iônica

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A ligação iônica é formada por um metal e um ametal. Um ametal é um átomo que necessita de ganhar elétrons para completar sua camada de valência (a última) e atingir uma maior estabilidade, um metal por sua vez, pelo mesmo motivo necessita de perder elétrons. Desta maneira um metal doa eletrons para um ametal  para que ambos fiquem estáveis, quando isso acontece os átomos adquirem cargas, quem ganha o elétron fica com uma carga negativa (ânion) e quem perde fica com uma carga positiva (cátion). Sabemos que cargas opostas se atrem e por tanto esses dois átomos carregados ficam unidos por uma força eletrostática.

A ilustração abaixo é uma analogia do que acontece na ligação iônica, lembramos que átomos não tem braços, pernas olhos... sentimentos e etc... Devemos tomar certo cuidado quando tratamos de analogias.


Abaixo um átomo presenteia outro com um elétron, como se fosse uma pessoa pedindo a outra em casamento oferecendo uma aliança.
Em seguida o átomo que recebeu o elétron fica carregado negativamente, já que o elétron é negativo e agora ele tem um a mais e quem perdeu o elétron tem agora prótons a mais, que são positivos, por isso a carga positiva e os átomos se unem por uma força eletrostática (cargas opostas se atraem) como se "sentissem" uma vontade incontrolável de ficarem juntos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Química plus!! | by TNB ©2010