A aplicação do Lítio na música e na medicina!

terça-feira, 12 de junho de 2012

"I need lithium and you, you make me feel the same
Some reaction in my blood puts bubbles in my brain"
[Thin White Rope - Lithium]

"Lithium- don't want to lock me up inside
lithium- don't want to forget how it feels without
lithium- I want to stay in love with my sorrow
oh but God I want to let it go"
[Evanescence - Lithium]

Porque tantas bandas utilizam o Lítio em suas letras? E não são só estas cujo os trechos foram citados, há também a música "Lithium" do Nirvana, que apesar de não citar o nome Lithium tem esse título e outras menos conhecidas, mas porque?

Desde a descoberta do Lítio, pensava-se que os sais do elemento possuíam poderes quase místicos de cura; havia até sugestões de que ele era um ingrediente das antigas fórmulas da 'fonte da juventude'.

O Lítio na verdade é usado como uma droga para tratamento da desordem mental chamada de desordem bi-polar efetiva ou doença maníaco-depressiva. O íon de lítio atenua os sintomas dessa doença tais como, mudança severa e repentina de humor, profunda depressão ou euforia.

Claro que essa não é a única aplicação do Lítio, ele é usado também em baterias, tem aplicações nucleares, dentre outras coisas envolvendo seus sais e íons.

Pra quem conhece pelo menos uma das músicas onde o Lítio é citado e não sabia disso, a letra da música faz muito mais sentido agora, principalmente a do Nirvana.

"I like it - I'm not gonna crack
I miss you - I'm not gonna crack
I love you - I'm not gonna crack
I killed you - I'm not gonna crack "
[Nirvana-Lithium]


0 comentários:

Postar um comentário

 
Química plus!! | by TNB ©2010